Governo de Goiás promove atividades de conscientização para lembrar Dia Mundial do Combate ao AVC

Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma das principais causas de morte no Brasil e no mundo. Hugo, Hugol, Hetrin e HCN, hospitais estaduais de referência para tratamento da doença terão programação sobre o tema durante a semana


Fotos: Irom Braz
  
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), promove uma série de atividades em razão do Dia Mundial do Combate ao AVC, celebrado em 29 de outubro. A programação começa na quarta-feira (26/10) e segue até o sábado (29/10). Segundo a Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, o AVC representou, juntamente com as doenças cardiovasculares, a causa mais comum de mortes no Brasil nos quatro primeiros meses deste ano.

Os hospitais de referência da SES para tratamento do AVC: Hugo e Hugol (Goiânia), Hetrin (Trindade), e HCN (Uruaçu) vão promover atividades para diferentes públicos, incluindo profissionais de saúde e população, conscientizando sobre os sinais e sintomas que auxiliam na identificação precoce da doença.

No caso do AVC, o atendimento rápido pode salvar vidas. Em um paciente com a condição, a cada minuto cerca de 1,9 milhões de neurônios são perdidos. "Quando se trata de AVC, minutos podem salvar memórias, minutos podem salvar a fala, minutos podem salvar a mobilidade, minutos podem salvar a vida", reforça o titular da SES, Sandro Rodrigues.

Entre os sinais de alerta mais comuns, estão: fraqueza ou formigamento na face, no braço ou na perna, especialmente em um lado do corpo; confusão mental, alteração da fala ou da compreensão; alteração na visão, no equilíbrio, na coordenação, no andar; tontura e dor de cabeça súbita, intensa, sem causa aparente.

Tipos de AVC
Existem dois tipos de AVC, o isquêmico, que ocorre quando há bloqueio de um vaso sanguíneo, impedindo que o sangue chegue até o cérebro; e o hemorrágico, que ocorre quando há ruptura de um vaso intracraniano. Cerca de 85% dos AVCs são isquêmicos e as principais causas são a formação de coágulos nas artérias do pescoço ou do cérebro, que impedem a circulação normal de sangue; e as embolias, que ocorrem quando um coágulo se desprende de outra parte do corpo e migra até bloquear uma artéria cerebral.

Os AVCs hemorrágicos são determinados, principalmente, por rupturas das artérias cerebrais, por aneurismas ou malformações das artérias e veias do cérebro.

Goiás como referência
O Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo) lançou, neste ano, o projeto Angels que oferece atendimento a pacientes com AVC. O serviço está disponível desde o mês de março, com protocolo de atendimento ágil. Hoje paciente com AVC isquêmico, dentro das primeiras quatro ou cinco horas, recebe tratamento com medicamento para ajudar a desfazer o coágulo que obstrui o vaso sanguíneo cerebral. Em até seis horas é possível retirar o coágulo por meio de um cateterismo cerebral.

O trabalho é feito por uma equipe multiprofissional que conta com neurologista 24 horas, e se mantém em prontidão para imediato diagnóstico e tratamento. A unidade busca a melhor evolução clínica do paciente, com menor tempo de internação e melhor qualidade de vida.

Programação
26/10 – 7h às 11h
Hugo: Atividades de orientação para a população em geral, em tendas montadas no Parque Areião, em Goiânia

26 a 29/10
HCN: Palestras com equipe regional do SAMU, sobre atendimento pré-hospitalar em casos de AVC

27/10
Hetrin: Promove treinamento do atendimento para fase aguda do AVC, com profissionais de saúde

29/10 – 8h às 17h
SES/Hugo/Hugol: Atividade no Parque Lago das Rosas em Goiânia sobre prevenção de AVC com médicos neurologistas; aferição de pressão arterial e medidas de glicemia; orientações nutricionais e atendimento com práticas integrativas (auriculoterapia, homeopatia da dengue e práticas corporais).

Postar um comentário

0 Comentários